terça-feira, 30 de novembro de 2010

(A)normal...

Acho que tenho um problema: eu não gosto de namorar. Depois das primeiras semanas, me sinto sufocada.” Ouvi esse comentário de uma garota dia desses. E fiquei pensando: a sociedade determina o que são coisas boas e o que são coisas ruins pra todo mundo, como se todo mundo fosse igual. A gente vê os filmes e livros à lá O Diário de Bridget Jones, e Sex and the City, vê as revistas teens e as femininas recheadas de dicas de conquista, e até mesmo esse blog “Quer namorar comigo?”, e pensa que todo mundo está nessa onda – se descabelando por um namorado. Há mesmo uma pressão muito grande para que toda menina esteja louca por um namorado. Da mesma maneira que existe pressão para que os homens tenham sempre a postura de não querer namorar, só ficar. Mas a realidade “interna” das garotas e dos garotos não é bem essa. E nem tem que ser. Afinal, você é uma pessoa ou um estereótipo? Se ninguém te falou ainda, eu te digo: é normal menina não querer namorar!

Eu própria, quando era adolescente, e até mais velha um pouquinho do que isso, já estive nessa fase. Eu curtia o jogo de sedução, queria ter certeza que eu era capaz de atrair e deixar os caras loucos por mim. Mas namorar mesmo, ter aquele compromisso de ligar todo dia, sair só com o cara, Deus que me livre! Achava um saco. Já bastava meus pais no meu pé. Naquela época, eu curtia sair com as minhas amigas, éramos a maioria solteira, e nos divertíamos adoidado. Nos bastávamos. O mais legal das baladas era o pós-balada, a hora de contar o que tinha acontecido. Falar era melhor do que beijar, essa é a verdade, apesar de ninguém admitir e fazer questão de exagerar na hora de contar “como ele beija bem!!!”.

Essa fase de não querer namorar pode se repetir muitas vezes ao longo da vida. Eu tenho uma amiga que está com 30 anos e há um ano sem beijar na boca. Como ela consegue? Até eu já me fiz essa pergunta preconceituosa. Ela não está fazendo nenhum esforço, nem sacrifício. Você nunca passou um período sem vontade de comer chocolate? Tá, a comparação talvez não tenha sido boa, porque chocolate, cá pra nós, é melhor do que beijar na boca. Mas você nunca enjoou da comida que mais gosta depois de se empanturrar dela? Então, depois de namoros longos, é comum que a gente queira um pouco de solidão. E não há mal nenhum nisso. Não se afete pelas cobranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário